Marketing de conteúdo: O que é, como fazer e suas vantagens

marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não é uma estratégia nova, porém, nos últimos anos, a prática de usar posts de blog, ebooks, vídeos, artigos e infográficos para atrair a atenção de clientes em potencial teve crescimento massivo entre empresas de diferentes segmentos no Brasil, mas este é só o começo. Pense que nos os Estados Unidos e Canadá 93% dos profissionais de marketing B2B já usam marketing de conteúdo como estratégia de venda. Então não perca tempo!

O que é marketing de conteúdo?

Diferente de outras estratégias, o marketing de conteúdo não é focado exclusivamente nas vendas, mas sim em comunicação da marca ou empresa com pessoas que demonstram interesse espontâneo pelo conteúdo. Ao longo do processo esta audiência é estimulada constantemente com diferentes materiais educativos, até que o interesse se torna motivação para testar ou adquirir determinado produto.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo busca a fidelização da audiência ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido com o objetivo de gerar aproximação, oferecendo ajuda para que os potenciais clientes possam descobrir seus problemas e considerar as soluções sem intenção comercial direta, mas sim educacional.

Como fazer marketing de conteúdo?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que você não deve esperar resultados a curto prazo (ok, depende do tamanho da verba). O fato é que a estratégia de marketing de conteúdo precisa de um tempo de maturação para começar a andar, e você vai precisar trabalhar muito e ainda ter paciência.

Dito isso, vamos adiante. Tenha sempre em mente que o marketing de conteúdo é focado na construção de um relacionamento com a audiência. Justamente, esta relação vai, gradualmente, construindo a percepção de autoridade que no futuro vai gerar negócios. Confira as etapas do processo:

Descubra seu público-alvo

Crie buyer personas;
– Estude suas necessidades;
– Compreenda seus problemas;
– Entenda como você pode ajudar;

Faça um planejamento de conteúdo

– Que contemple as necessidades das personas;
– Que conduza o processo de educação;
– Que aborde os problemas;
– Que ofereça soluções;

Crie materiais inovadores

– Ebooks são legais, mas o a web está lotada deles;
– Disponibilize planilhas para download;
– A produção de vídeos é essencial;

Tenha consistência de formato e periodicidade

– Respeite o momento de compra de cada lead;
– Promova seu conteúdo;
– Analise o processo constantemente.

marketing de conteúdo

Pronto para começar? Termine o post primeiro ;)

Formas de marketing de conteúdo:

Estes são alguns dos materiais que sua estratégia de conteúdo pode contemplar. É importante entender o papel de cada “produto” de conteúdo dentro da estratégia.

Produtos de conteúdo:

– Blog posts;
– Infográficos;
– Newsletter;
– Whitepapers;
– Ebooks;
– Vídeos;
– Whitepapers;

Canais de distribuição e engajamento:

– Redes sociais;
– Newsletter;
– Blogs parceiros;
– Assessoria de imprensa.

Vantagens do marketing de conteúdo:

Visibilidade e autoridade: Para procurar sobre produtos ou serviços, os consumidores voltam-se às ferramentas de busca. Uma estratégia de conteúdo ajuda a aparecer nos resultados e a receber atenção e reputação online. Basta lembrarmos que 78% dos usuários da Internet fazem pesquisas de produtos online*.

Atração de uma audiência: As pessoas já não gostam de ser convencidas a comprar. O conteúdo acompanha esse novo comportamento, em que empresas e consumidores estão em pé de igualdade, trocando informações e experiências. 46% da pesquisas diárias são por informações de produtos ou serviços*.

Menor custo de aquisição: Orçamentos de Marketing de Conteúdo costumam ser 50% mais baratos do que os de publicidade online ou offline. E o melhor: leads gerados por conteúdo são oito vezes mais propensos a fechar negócio. 60% das pessoas procuram produto de uma empresa após lerem conteúdo a respeito dele*.

Vantagem competitiva: Empresas que constroem relações através de conteúdo ganham prioridade de compra. É o comprador quem entra em contato com a empresa – e não o contrário. Pense: São mais de 3 bilhões de procuras diárias no Google. Empresas que blogam tem 55% mais visitantes, 97% mais referências de seu site e 434% mais páginas indexadas*.

Já tem familiaridade com Marketing de Conteúdo? É hora de pensar em Inbound Marketing!

Fontes: Pew Internet, American Life Project, SRI, Serch Engine Land e HubSpot.

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