O que é marketing de conteúdo?

By | Glossário

Entenda o que é marketing de conteúdo e como ele pode contribuir para o sucesso da estratégia de marketing digital, gerando leads e vendas.

→ Glossário é uma categoria do blog que foi criada para ajudar pessoas que buscam respostas para conceitos elementares de marketing digital.   

O que é marketing de conteúdo?

Diferente de outras estratégias, o marketing de conteúdo não é focado exclusivamente nas vendas, mas sim em comunicação da marca ou empresa com pessoas que demonstram interesse espontâneo pelo conteúdo. Ao longo do processo esta audiência é estimulada constantemente com diferentes materiais educativos, até que o interesse se torna motivação para testar ou adquirir determinado produto.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo busca a fidelização da audiência ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido com o objetivo de gerar aproximação, oferecendo ajuda para que os potenciais clientes possam descobrir seus problemas e considerar as soluções sem intenção comercial direta, mas sim educacional.

Marketing de conteúdo e o funil de conversão

A estratégia de marketing de conteúdo é essencial para gerar leads e vendas. Na prática, se você investe em links patrocinados, é provável que uma parcela pequena dos usuários que chega ao seu site já esteja no momento de compra. Porém, se você tiver uma oferta de conteúdo que possa captar a atenção do visitante, é possível manter um relacionamento com ele até o momento certo para falar sobre negócios.

Funil de Marketing e Vendas

Artigos relacionados:

Marketing de conteúdo: O que é, como fazer e suas vantagens
Marketing de conteúdo ou links patrocinados? Como investir?

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...

Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de...