O marketing de conteúdo não é uma estratégia nova, porém, nos últimos anos, a prática de usar posts de blog, ebooks, vídeos, artigos e infográficos para atrair a atenção de clientes em potencial teve crescimento massivo entre empresas de diferentes segmentos no Brasil, mas este é só o começo. Pense que nos os Estados Unidos e Canadá 93% dos profissionais de marketing B2B já usam marketing de conteúdo como estratégia de venda. Então não perca tempo!
O que é marketing de conteúdo?
Diferente de outras estratégias, o marketing de conteúdo não é focado exclusivamente nas vendas, mas sim em comunicação da marca ou empresa com pessoas que demonstram interesse espontâneo pelo conteúdo. Ao longo do processo esta audiência é estimulada constantemente com diferentes materiais educativos, até que o interesse se torna motivação para testar ou adquirir determinado produto.
Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo busca a fidelização da audiência ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido com o objetivo de gerar aproximação, oferecendo ajuda para que os potenciais clientes possam descobrir seus problemas e considerar as soluções sem intenção comercial direta, mas sim educacional.
Como fazer marketing de conteúdo?
Antes de mais nada, é importante esclarecer que você não deve esperar resultados a curto prazo (ok, depende do tamanho da verba). O fato é que a estratégia de marketing de conteúdo precisa de um tempo de maturação para começar a andar, e você vai precisar trabalhar muito e ainda ter paciência.
Dito isso, vamos adiante. Tenha sempre em mente que o marketing de conteúdo é focado na construção de um relacionamento com a audiência. Justamente, esta relação vai, gradualmente, construindo a percepção de autoridade que no futuro vai gerar negócios. Confira as etapas do processo:
Descubra seu público-alvo
– Crie buyer personas;
– Estude suas necessidades;
– Compreenda seus problemas;
– Entenda como você pode ajudar;
Faça um planejamento de conteúdo
– Que contemple as necessidades das personas;
– Que conduza o processo de educação;
– Que aborde os problemas;
– Que ofereça soluções;
Crie materiais inovadores
– Ebooks são legais, mas o a web está lotada deles;
– Disponibilize planilhas para download;
– A produção de vídeos é essencial;
Tenha consistência de formato e periodicidade
– Respeite o momento de compra de cada lead;
– Promova seu conteúdo;
– Analise o processo constantemente.

Pronto para começar? Termine o post primeiro ;)
Formas de marketing de conteúdo:
Estes são alguns dos materiais que sua estratégia de conteúdo pode contemplar. É importante entender o papel de cada “produto” de conteúdo dentro da estratégia.
Produtos de conteúdo:
– Blog posts;
– Infográficos;
– Newsletter;
– Whitepapers;
– Ebooks;
– Vídeos;
– Whitepapers;
Canais de distribuição e engajamento:
– Redes sociais;
– Newsletter;
– Blogs parceiros;
– Assessoria de imprensa.
Vantagens do marketing de conteúdo:
Visibilidade e autoridade: Para procurar sobre produtos ou serviços, os consumidores voltam-se às ferramentas de busca. Uma estratégia de conteúdo ajuda a aparecer nos resultados e a receber atenção e reputação online. Basta lembrarmos que 78% dos usuários da Internet fazem pesquisas de produtos online*.
Atração de uma audiência: As pessoas já não gostam de ser convencidas a comprar. O conteúdo acompanha esse novo comportamento, em que empresas e consumidores estão em pé de igualdade, trocando informações e experiências. 46% da pesquisas diárias são por informações de produtos ou serviços*.
Menor custo de aquisição: Orçamentos de Marketing de Conteúdo costumam ser 50% mais baratos do que os de publicidade online ou offline. E o melhor: leads gerados por conteúdo são oito vezes mais propensos a fechar negócio. 60% das pessoas procuram produto de uma empresa após lerem conteúdo a respeito dele*.
Vantagem competitiva: Empresas que constroem relações através de conteúdo ganham prioridade de compra. É o comprador quem entra em contato com a empresa – e não o contrário. Pense: São mais de 3 bilhões de procuras diárias no Google. Empresas que blogam tem 55% mais visitantes, 97% mais referências de seu site e 434% mais páginas indexadas*.
Já tem familiaridade com Marketing de Conteúdo? É hora de pensar em Inbound Marketing!
Fontes: Pew Internet, American Life Project, SRI, Serch Engine Land e HubSpot.
Você, de fato, tem como prática buscar apoio em dados de web analytics para tomar decisões estratégicas? Pensado em ajudar a parcela de público que respondeu “não” e também a parcela que ficou apenas pensando, compartilho aqui um material bem bacana.
Entenda o que é marketing de conteúdo e como ele pode contribuir para o sucesso da estratégia de marketing digital, gerando leads e vendas.
Todo ano um novo termo chega ao mercado digital e é tão anunciado como a salvação (ou a destruição) da lavoura que isso cansa. PORÉM, O desenvolvimento de uma sólida estratégia de inbound marketing pode, sim, contribuir para sua empresa superar a crise.
O marketing digital já oferece grandes oportunidades de diferenciação frente a estratégias tradicionais. Uma das principais vantagens é o fato de ser altamente mensurável, visto que a partir da coleta e análise dos dados é possível avaliar a eficiência de cada campanha e de cada etapa do processo, viabilizando alterações estruturais e correções de rumo, com o objetivo de atingir os resultados almejados. É neste cenário que o Marketing de Performance torna-se fundamental. Se você não conhece esta maneira de fazer marketing digital, pode estar perdendo uma grande oportunidade de se colocar à frente no mercado.
O smartphone já é o principal meio de acesso à internet e o mobile vem transformado não só as vidas das pessoas, mas também mercados e indústrias. Ele mudou a jornada de compra, sendo fundamental em diversos momentos do processo de pesquisa, decisão ou efetivamente no ato de realizar um negócio online.
Google News Lab é uma plataforma que tem o propósito de auxiliar jornalistas na produção de conteúdo com foco estratégico nas mídias digitais. A iniciativa contribui para que os profissionais de comunicação e mídia produzam cada vez melhor neste ambiente, valendo-se de algumas diretrizes fundamentais para uma melhor performance dos conteúdos no meio digital.
Até o final do ano Facebook deve disponibilizar aos usuários a funcionalidade que permitirá a criação de anúncios segmentados por renda do usuário. Por meio de parceria com o Serasa, a rede social terá acesso a todo banco de dados que a empresa de cadastro financeiro possui, possibilitando então este tipo de segmentação para Facebok Ads.
Pense nas possibilidades…
OK Facebook, você venceu.
O anúncio da parceria foi noticiado pelo Hilario Junior no Linkedin, e o assunto já foi debatido no Facebook Track, evento da rede social voltado para o mercado Mobile. “Basicamente meu queixo caiu e foi até o chão. Achei fantástico e ao mesmo tempo invasivo” disse a fonte entrevistada pelo Hilário. Esta mesma fonte, destacou que até o final do ano os analistas de Facebook Ads no Brasil também poderão criar segmentações para anúncios a partir de endereços precisos.
É importante considerar que apesar de nos fazer ficar pensando em looping sobre as possibilidades e suas consequências, ou “uau como isso pode ser possível”, esta funcionalidade já existe na plataforma norte-americana. A questão é que isso vai mudar completamente o nível de assertividade dos anúncios, possibilitando o cruzamento de interesses, endereço e faixa de renda.
Pense nas possibilidades.
Como uma empresa pode ser encontrada e vender “seu peixe” para pessoas que estão nas proximidades de um de seus pontos comerciais? Um bom setup de mídias sociais pode ajudar muito (reviews honestos e positivos ajudam mais ainda). Além de comunicar sobre o negócio e mostrar informações úteis para a audiência, as redes desempenham papel importante na estratégia de SEO para busca local. Evidentemente, desde que somadas a questões técnicas relacionadas ao site da empresa (otimização de conteúdo, design responsivo etc).
Entenda o papel das mídias sociais na estratégia de SEO para busca local no ebook “Ei cliente, estamos aqui“, um guia rápido de SEO para busca local desenvolvido pela Global AD. O material (ajudei na organização dos conteúdos) apresenta linguagem direcionada a empresas, mas ilustra de forma interessante como a otimização para mecanismos de busca e as redes sociais desempenham papéis complementares dentro da estratégia de marketing digital. Clique na imagem para baixar.
Sim, é jabá :)
Saiba mais sobre o ebook no blog da Global AD.
De acordo com relatório recente da empresa de recrutamento e seleção Mondo, os diretores digitais (chief digital offices – CDO) são os profissionais com os maiores salários no segmento de marketing digital nos EUA. Segundo o relatório recente da empresa , esses executivos tiveram aumento salarial médio de 7,5% sobre o ano passado e ganham entre US$ 156 mil e US $ 301 mil anuais. No passado, na comparação com outro levantamento da Mondo, essas faixas salariais variavam entre US$ 148 mil e US$ 280 mil.
Um dos motivos para a expansão da massa salarial é que as empresas estão sob pressão para definir suas estratégias digitais. Para tanto, têm tentado montar equipes altamente qualificadas, a começar pelas posições do topo, afirma Laura McGarrity, vice-presidente de estratégia de marketing digital da Mondo.
A executiva afirma que os dados salariais obtidos pelas pesquisas da Mondo foram baseados em milhares de colocações de trabalho de marketing digitais durante o ano passado. Por outro lado, os profissionais conhecidos na indústria por muitos anos como marketing honchos (honcho é a pessoa que está no comando), tentam se reciclar e se redefinir digitalmente por meio de esforços de reestruturação das entidades patronais, diz a vice-presidente da Mondo.
Depois dos CDOs, os tecnólogos-chefes de marketing vêm em segundo lugar em remuneração, com faixa salarial de US$ 144 mil a US$ 248 mil. Os diretores de maketing ficam em terceiro lugar, na faixa de US$ 142 mil a US$ 230 mil; seguidos pelos vice-presidentes de e-commerce, com faixa entre US$ 120 mil a US$ 205 mil; e vice-presidentes de comunicação de marketing, cuja remuneração fica entre US$ 128 mil a US$ 205 mil. Todas as faixas são anuais.
Cargos em ascensão em 2015
Conforme a pesquisa da Mondo, para este ano, os cargos em ascensão incluem os vice-presidentes de marketing digital (cujos salários saltaram 10%, de US$ 135 mil para US$ 201 mil); os diretores de serviços criativos (aumento de 8%, de US$ 81 mil para US$ 185 mil); e gerentes de mídia social (aumento salarial de 7% para um intervalo de US$ 58 mil a US$ 85 mil).
O relatório da Mondo aponta também que o número de freelancers de marketing digital será igual ao número de profissionais de marketing permanentes nos próximos três a cinco anos. Outros cargos que tiveram alta incluem, ainda, os diretores de marketing digital (de US$ 100 mil anuais para US$ 187 mil anuais); diretores de e-commerce (de US$ 115 mil para US$ 173 mil); desenvolvedores de aplicativos móveis (de US$ 100 mil para US$ 150 mil); diretores de serviços criativos (de US$ 81 mil para US$ 185); diretores de arte (de US$ 68 mil para US$ 136 mil); e designers de aplicativos móveis (de US$ 81 mil para US$ 117 mil).
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Com informações da matéria publicada por Felicia Greiff no Advertising Age.