9 maneiras de humanizar a sua marca nas mídias sociais

By | Social Media

Como humanizar a sua marca nas mídias sociais

Quer saber como humanizar sua marca nas midias sociais? Este artigo vai te ajudar a construir relacionamentos duradouros com seus públicos (entre eles, clientes e prospects) nas mídias sociais, pois criar envolvimento verdadeiro ajuda a humanizar a sua marca, e pavimenta o caminho para você consiga o que poucos têm, mas que muitas desejam: Admiradores sinceros. .

9 Estratégias Eficazes para Humanizar Sua Marca nas Mídias Sociais

Humanizar sua marca nas mídias sociais é um componente vital para conquistar e manter uma base de clientes fiel. Esta estratégia não só permite que a sua marca se conecte de forma mais significativa com seu público, mas também fortalece a identidade da sua empresa. Neste artigo, exploraremos nove maneiras práticas de humanizar a sua marca nas mídias sociais, aproveitando dados de mercado para respaldar nossas abordagens.

1. Conte Histórias Autênticas

As mídias sociais são um espaço perfeito para compartilhar histórias autênticas sobre a sua empresa. De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, 70% dos consumidores sentem uma conexão mais próxima com marcas que compartilham histórias reais. Por exemplo, você pode contar como um cliente teve sucesso com seus produtos ou mostrar os bastidores do processo de produção. Essa dica vai ajudar a humanizar sua marca nas mídias sociais.

2. Responda de Maneira Personalizada

O engajamento personalizado é crucial. A pesquisa da HubSpot revelou que as empresas que respondem a perguntas nas mídias sociais aumentam sua retenção de clientes em 26%. Responda sempre de forma amigável e direcionada aos comentários e perguntas dos seguidores, usando seus nomes sempre que possível.

3. Mostre o Rosto da Sua Equipe

Apresentar a equipe nas mídias sociais cria conexões mais humanas. De acordo com um estudo da LinkedIn, os posts com fotos de funcionários têm um aumento de 20% na taxa de engajamento. Compartilhe fotos e perfis breves dos membros da equipe para que os seguidores possam conhecer as pessoas por trás da marca.

4. Compartilhe Falhas e Aprendizados

Mostrar vulnerabilidade é uma forma poderosa de humanizar a sua marca. Segundo a pesquisa da TrustRadius, 68% dos consumidores confiam mais em empresas que são transparentes sobre seus erros. Quando cometer um erro, admita-o, explique como está lidando com a situação e o que aprendeu com ela.

5. Use um Tom de Voz Consistente

Desenvolver um tom de voz coeso e alinhado com a personalidade da sua marca é essencial. A pesquisa da Nielsen Norman Group destaca que a consistência de mensagens e voz gera um aumento de até 23% na retenção de informações. Seja ele divertido, sério ou informativo, mantenha a consistência para criar reconhecimento.

6. Crie Conteúdo Gerado pelo Usuário (CGU)

O CGU é uma maneira poderosa de humanizar a sua marca e construir confiança. De acordo com a Bazaarvoice, 64% dos consumidores online consideram o CGU mais confiável do que outras informações. Incentive os clientes a compartilharem fotos, depoimentos e avaliações sobre seus produtos nas mídias sociais.

7. Participe de Conversas Relevantes

Estar presente em conversas relevantes para o seu nicho é fundamental. De acordo com o Sprout Social Index, 80% dos consumidores esperam que as marcas se envolvam em discussões importantes. Comente, compartilhe e participe ativamente em tópicos relacionados ao seu setor para mostrar que a sua marca está sintonizada com o ambiente online.

8. Apresente Valores e Causas

Demonstrar valores sólidos e apoiar causas sociais ou ambientais é uma tendência crescente. A pesquisa da Cone Communications mostra que 87% dos consumidores têm mais chances de comprar produtos de empresas que apoiam causas importantes. Mostre seu compromisso com ações concretas e compartilhe resultados para demonstrar autenticidade.

9. Seja Consistente e Autêntico

Por último, mas não menos importante, a autenticidade é a chave para humanizar sua marca. A pesquisa da Stackla revela que 86% dos consumidores dizem que autenticidade é um fator decisivo na escolha de marcas. Seja honesto, genuíno e esteja disposto a ouvir feedbacks, mesmo os negativos.

Em resumo, humanizar a sua marca nas mídias sociais não é apenas uma estratégia de marketing, mas uma forma de construir relacionamentos sólidos e duradouros com seu público. Lembre-se de que as pessoas se conectam com pessoas, e humanizar a sua marca é o caminho para se tornar mais do que apenas uma empresa, mas uma parte significativa da vida das pessoas. Ao implementar essas estratégias e aproveitar os dados de mercado, você estará no caminho certo para fortalecer a presença da sua marca nas mídias sociais e conquistar a lealdade dos clientes.

Como humanizar a sua marca nas mídias sociais – Uma Conclusão

Fazer Social Media Marketing é construir um relacionamento com seus públicos. Algumas empresas fazem isso de forma eficaz, outras não. A razão pela qual algumas marcas não conseguem está no entendimento do “contrato” que existe entre a marca e o público, assim como o que é possível fazer a mais, para conquistar coração da audiência e se apaixonar por ela.

Meu ponto de vista é de que na grande maioria das vezes, você só consegue construir um relacionamento significativo entre marca e audiência se a marca for humanizada. Basta ajustar o campo de visão para ver os exemplos no mercado. Perceba que não estou falando apenas de humor ou ~legalzice~ mas comprometimento, algo fundamental nos relacionamentos. O que você acha disso?

Leia também:

– O que é ESG?
– Consultoria de Marketing Digital: O caminho para o sucesso online
– Mudança de Hábitos: A Transformação por meio da Consciência
– Google Search Console: A chave para o sucesso na pesquisa online
– O que é Briefing? Saiba como aplicar essa técnica em projetos de marketing digital
– Diferença entre marca e logotipo: Entenda os conceitos e aplique no seu negócio
– O que é PLR – Private Label Rights e como se aplica ao Marketing Digital
– Roteiro de vídeo:  Um Guia completo para você começar a escrever
– Consultoria de Marketing Digital: O caminho para o sucesso online
– Benchmarking: Alcançando a Excelência através da Comparação
– Redes Sociais B2B: Estratégias, Benefícios e Melhores Práticas
– SEO para Jornalistas: Guia para aumentar a visibilidade online
– Como Mudar Hábitos e Evitar Crenças Limitantes?
– Metodologia SMART: Passo a Passo de Como Aplicar
– Marketing Digital no Agro: Um Guia para começar
– O Método SMART: uma Abordagem Estratégica
– Dia do Cliente: 10 Ações de Marketing para a data
– Como definir o público-alvo da sua empresa?
– Metas SMART no Marketing Digital: Como aplicar
– O que é Branding e qual a sua importância?
– O que são Cookies de Navegador na Internet?
– O que é um Web Browser ou Navegado
– Aceitar todos os Cookies é perigoso?

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...

Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de...