É inegável que o principal legado das mídias sociais para as marcas fiquei mais na esfera do branding, mas se você levar em consideração alguns fatores básicos, será possível sim,  aumentar as vendas com um trabalho de mídias sociais bem estruturado. Primeiro, as mídias sociais não podem ajudá-lo a cumprir sua meta de vendas de um dia para o outro. É preciso muito trabalho e leva tempo. Mas quando o retorno começa a aparecer não tem volta. Segundo, preste muita atenção em seu objetivo e em como atingi-lo. E não importa qual o seu produto, não se esqueça de se estabelecer como uma marca confiável. Por último, mas não menos importante, você precisa aceitar o fato de que fazer marketing nas mídia social requer investimento.

Agora o assunto principal: Vendas com mídias sociais

Aqui estão algumas dicas que você precisa manter em mente para gerar vendas no espaço digital. Ressalto que este post é focado em considerações básicas, que podem soar como piada para especialistas em Social Media, mas que muitas vezes são deixados de lado por pequenas e médias empresas que ainda não têm  um trabalho de mídias sociais estruturado.

Conheça a sua audiência: Nas mídias sociais, seu público quer se divertir (sim). Então, se você quiser que eles comprem seus produtos ou serviços, é preciso fornecer-lhes algumas boas razões (que tal descontos especiais?). Para isso, você precisa descobrir o que pode seduzir o seu público e, ao mesmo tempo, o que você pode fazer para atraí-los. Vamos supor que você possui um restaurante tailandês. Então, você precisa descobrir as razões por que as pessoas visitariam seu restaurante e o que você deve oferecer para que elas irem até ele. A melhor maneira de obter cada vez mais sucesso para o seu negócio é ser diferente e analisar os resultados todas as vezes. Experimente criar concursos, ofertas, descontos e eventos.


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Entender o seu negócio claramente: Existem milhares de jeitos de encontrar o seu público alvo, mas você tem que ter uma ideia clara sobre seus objetivos e trajetória. Se você sabe o que quer atingir e como, metade do trabalho está feito. Por exemplo, se você é um blogueiro e deseja atrair visitantes para o seu blog, você precisa criar um roteiro lógico e aplicável. Você deve ter uma estratégia compreensível para o seu nicho e público-alvo.

Crie um senso de emergência: Para a geração de vendas, muitas vezes oferecem-se descontos, brindes e ofertas. Se você oferecer algo semelhante, certifique-se de criar um senso de urgência com eles, ou então a sua estratégia não vai funcionar. Você precisa fazer o seu público entender que se não aproveitar a oferta agora, eles nunca mais irão. Mesmo que este não seja o caso, você deve projetá-lo desta forma, já que as pessoas não são atraídas por algo que pode ser facilmente conseguido. A sensação de urgência vai ajudar você a trazer mais e mais pessoas a bordo. É uma psicologia comum que sempre trabalha para o marketing.

Adicione call-to-actions claros: Com todas as suas ofertas e promoções, adicione call-to-actions claros e objetivos. O seu público deve ter uma idéia sucinta da ação necessária quando visitar o seu post. Seja um anúncio ou uma oferta, verifique se você mencionou todas as cláusulas e condições exigidas. Por exemplo, se você quer que as pessoas se inscrevam para o seu Webinar, deixe isso claro na promoção. Muitas campanhas de marketing em mídias sociais não atingem o que era esperado porque elas falham em projetar um call-to-action acessível e explícito.

Tenha uma lista de emails organizada: Crie uma lista de email com os seus potenciais clientes. Muitas pessoas talvez façam parte da sua rede social, mas certifique-se de adicionar somente quem possa estar interessado nas suas ofertas, do contrário, seu email pode ser interpretado como spam. Primeiro você precisa criar uma demanda para o seu produto. Uma vez que seu produto tenha popularidade e seja frequentemente pesquisado, passe para o próximo nível e comece a cobrar por isso.

Promover é um investimento: A fim de certificar-se de que as suas promoções de mídia social estão atingindo seus potenciais clientes, você precisa gastar com isso. Os anúncios de mídia social estão aqui para ajudá-lo. No entanto, se você quiser usar as mídias sociais em seu potencial máximo, use canais diferentes. Vamos supor que você deseja criar uma oferta de desconto para Copa do Mundo de Futebol de 2014, em sua rede de restaurantes. Você pode criar um post na sua página do Facebook escolhendo amantes de futebol e comida em sua localidade como público alvo. Você pode criar um quiz de futebol no Twitter, oferecendo um desconto de 50% sobre a oferta para os vencedores. Os resultados vão ser esmagadores. Você não só vai ganhar visibilidade, mas também novos seguidores e fãs.

Meça os resultados: Por último, mas não menos importante, certifique-se de acompanhar cada uma de suas campanhas de mídia social, apenas para descobrir o que funciona melhor com o seu público. Você também pode fazer comparações entre as diversas campanhas. Esses dados serão extremamente úteis para as suas futuras ações. É comum que nem todos os que prestigiam suas campanhas nas mídias sociais transformam-se em clientes de fato. Rastrear os diferentes resultados das campanhas irá ajudar você a descobrir quais os melhores caminhos levam o público a visitar sua loja ou tomar uma decisão de compra.

Publicado originalmente no Blog da Global AD.