Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por constantes evoluções, impulsionadas por inovações tecnológicas, mudanças no cenário social e expectativas que se renovam a cada momento. Em 2024, as empresas que desejam se destacar precisam não apenas acompanhar, mas antecipar-se a essas tendências, adaptando suas estratégias de marketing e vendas para estar em sintonia com as necessidades e desejos emergentes dos consumidores digitais.

➡️ Assine a newsletter Estratégia Digital B2B

Análise Aprofundada e Comparação Detalhada:

Em 2024, o consumidor digital está mais informado e se mostra extremamente criterioso. Ele dedica tempo significativo para pesquisar sobre produtos ou serviços em uma variedade de canais, comparando preços, avaliações e características em diferentes plataformas de e-commerce.

  • Pesquisa Multicanal: Segundo a Forrester, 78% dos consumidores realizam pesquisas online antes de comprar em lojas físicas.
  • Comparação de Preços: A Statista aponta que 86% dos consumidores comparam preços online antes de fazer uma compra.
  • Avaliações Online: De acordo com a PowerReviews, 93% dos consumidores consultam avaliações online antes de adquirir um produto.

Personalização e Experiências Direcionadas:

A expectativa por experiências personalizadas e relevantes se acentua. Os consumidores desejam ser tratados como indivíduos únicos, esperando receber ofertas e conteúdos ajustados às suas preferências pessoais e interesses.

  • Conteúdo Sob Medida: Conforme a Salesforce, 80% dos consumidores têm maior propensão a comprar de empresas que oferecem conteúdo personalizado.
  • Sugestões de Produtos: A Forrester relata que 75% dos consumidores tendem a comprar produtos que são recomendados para eles.
  • Consistência Omnichannel: Segundo a Forrester, 64% dos consumidores esperam uma experiência consistente independente do canal de comunicação com a empresa.

Confiança e Transparência:

A confiança torna-se um elemento chave para o consumidor digital. As empresas devem adotar uma postura transparente em suas práticas, oferecer informações claras sobre produtos e serviços e garantir a segurança dos dados dos clientes.

  • Segurança de Dados: A PwC indica que 81% dos consumidores estão preocupados com a segurança de seus dados online.
  • Práticas Éticas: Segundo a Cone Communications, 73% dos consumidores preferem comprar de empresas que demonstram ética e responsabilidade social.
  • Transparência na Comunicação: A Forrester mostra que 65% dos consumidores esperam que as empresas sejam transparentes sobre como seus dados são utilizados.

Redes Sociais, Influenciadores e Pesquisas no TikTok:

As redes sociais, influenciadores digitais e plataformas como o TikTok são cruciais na decisão de compra do consumidor online, oferecendo canais valiosos para o aumento do reconhecimento de marca, engajamento e impulsionamento de vendas.

  • Compras Através das Redes Sociais: A GlobalWebIndex reporta que 44% dos consumidores já realizaram compras diretamente de uma rede social.
  • Influência dos Influenciadores Digitais: Segundo a Mediakix, 63% dos consumidores confiam nas recomendações de influenciadores que seguem.
  • Marketing de Conteúdo: A Forrester aponta que 78% dos consumidores preferem aprender sobre produtos através de conteúdo informativo ao invés de anúncios tradicionais.
  • Pesquisas no TikTok Antes de Comprar: Um número crescente de consumidores utiliza o TikTok para pesquisar produtos antes de fazer uma compra, evidenciando a importância desta plataforma na jornada de compra digital.

Ascensão do Mobile Commerce:

O comércio móvel segue em expansão acelerada, com um número cada vez maior de consumidores fazendo uso de smartphones e tablets para compras online. É vital que as empresas otimizem suas interfaces para esses dispositivos, proporcionando uma experiência de compra fluida e segura.

  • Compras via Dispositivos Móveis: Conforme a Statista, 73 % dos consumidores utilizam smartphones para fazer compras online.
  • Utilização de Pagamentos Móveis: A GlobalWebIndex revela que 55% dos consumidores já fizeram uso de pagamentos móveis.
  • Necessidade de Otimização para Móveis: A Forrester destaca que 85% dos consumidores esperam que os sites sejam otimizados para dispositivos móveis.

Conclusão:

Entender as tendências do comportamento do consumidor no ambiente digital é essencial para o sucesso das empresas em 2024. Oferecendo experiências personalizadas, significativas e transparentes, as marcas podem desenvolver relações de confiança com seus consumidores, impulsionando seus resultados de maneira sustentável e eficiente.

Leia também:


– Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas
– Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa
–  DataReportal: Descobrindo o Mundo dos Dados
– SMO – Social Media Optimization: Como Otimizar conteúdo para as Redes Sociais
– Consultoria de Marketing Digital: O caminho para o sucesso online
– Headline: O que é e como atrair a atenção na internet
– Bluesky Social: A rede social e o caminho para a descentralização
– Tempo médio dos brasileiros online nas redes sociais
– Google Search Console: A chave para o sucesso na pesquisa online
– Planejamento de Redes Sociais: Passo a Passo para Construir o Seu
– Diferença entre marca e logotipo: Entenda os conceitos e aplique no seu negócio
– O que é PLR – Private Label Rights e como se aplica ao Marketing Digital
– Benchmarking: Alcançando a Excelência através da Comparação
– Redes Sociais B2B: Estratégias, Benefícios e Melhores Práticas
– SEO para Jornalistas: Guia para aumentar a visibilidade online
– Metodologia SMART: Passo a Passo de Como Aplicar
– Marketing Digital no Agro: Um Guia para começar
– O Método SMART: uma Abordagem Estratégica
– Como definir o público-alvo da sua empresa?
– Metas SMART no Marketing Digital: Como aplicar
A população mundial em 2024

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...

Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de...