A gestão com foco em ESG – Environmental, Social and Governance ganhou força total no mercado, e vem gerando uma transformações inclusive nas empresas que atendem grandes corporações onde esse direcionamento dos negócios tornou-se imprescindível. Conheça os diferenciais de uma agência de comunicação especialista em ESG.

Sintetizando objetivamente, ESG é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser usados para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas em sustentabilidade. Se você vem acompanhando as notícias do mercado, percebeu que essa sigla vem sendo cada vez mais citada e, que inclusive algumas empresas tem vinculado o bônus de seus executivos a essas metas.

O que quer dizer a sigla ESG?

A sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance“, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança. A adoção dos critérios ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas.

Nesse cenário, os indicadores ESG são usados como métrica para nortear boas práticas de negócios. Alguns aspectos observados quando se fala em ESG são os impactos ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, a gestão dos resíduos e rejeitos oriundos de determinada atividade, questões trabalhistas e de inclusão dos trabalhadores e a metodologia de contabilidade, dentre outras. Tudo isso ganha força dentro de um contexto em que grandes empresas têm suas ações listadas em bolsas de valores e há cobrança por parte de acionistas e fundos de investimentos por práticas que garantam a sobrevivência de uma empresa a longo prazo.

As grandes instituições têm interesse na rentabilidade das empresas das quais são acionistas e por isso os investidores passaram a aumentar a cobrança pela adoção e divulgação de práticas de negócios baseadas em ESG, já que a falta de compromisso ambiental tem sido vista como um risco crescente para a sustentabilidade do sistema financeiro global. Empresas e investidores mais atentos já perceberam que a sobrevivência de seus negócios depende da continuidade da espécie humana, fortemente ameaçada pela crise climática iminente.

ESG como diferencial das empresas

Implementar uma agenda em ESG não é modismo e nem opção. Tornou- se um diferencial para empresas de qualquer porte. É a constatação da realidade: quem não toma atitudes e se comunica com seu público acerca das ações de responsabilidade social e em prol da sustentabilidade já está atrasado. Diante desse cenário, as empresas têm corrido para demonstrar suas campanhas e projetos dentro do tema — e, por meio disso, conectarem-se ainda mais com seus clientes.

No entanto, o ESG vai muito além de apenas criar um laço com o cliente: ele desperta nas corporações uma responsabilidade imensa, de ser um agente real de transformação. E hoje, quem não é sustentável já enfrenta dificuldades no mercado. Até mesmo o mercado investidor passou a ter no ESG um diferencial na escolha de seus investimentos. Vale lembrar que a Black Rock, uma das maiores gestoras de fundos de investimentos do mundo, anunciou que somente investirá em empresas com estratégia clara de economia neutra em carbono.

Agência de Comunicação Digital Especialista em ESG: Conheça a DOIT+

Adotar uma agenda ESG é se preocupar. Na DOIT+ temos certeza que, cada vez, mais o ESG está presente na forma como os negócios são realizados, e cremos que nossas ações de hoje impactam fortemente no amanhã.

Como acreditamos que tudo comunica e que marca é construída de dentro para fora, adotamos boas práticas ambientais, sociais e de governança, com desejo de contribuir na construção de um mundo melhor e mais sustentável. Acreditamos que pensar e agir no ESG é verdadeiramente recompensador, pois além de criar um senso interno de propósito, incentivamos e inspiramos nossos parceiros a fazê-lo.

Nosso interesse em sustentabilidade vai além de simplesmente uma contribuição, na verdade, é uma retribuição. Com isso, passamos a adotar a agenda ESG no planejamento estratégico de comunicação de todos os nossos clientes, empresas plenamente conscientes de seu papel no mundo.

Nossa experiência vem de um histórico construído nos últimos 12 anos atendendo marcas com preocupação genuína com a agenda ESG. Quer saber mais? Acesse nosso site!