Google News Lab: Tudo sobre a plataforma para jornalistas

Google News Lab é uma plataforma que tem o propósito de auxiliar jornalistas na produção de conteúdo com foco estratégico nas mídias digitais. A iniciativa contribui para que os profissionais de comunicação e mídia produzam cada vez melhor neste ambiente, valendo-se de algumas diretrizes fundamentais para uma melhor performance dos conteúdos no meio digital.

OPA PERA. Jornalista tem que entender de otimização de vídeos, e saber “ler” um report de Web Analytics? Sim. A inteligência de dados é o novo melhor amigo do jornalista. Ela não substitui a essência do trabalho – o faro jornalístico – principalmente, mas vai ajudar os profissionais a na consolidação de uma postura (muito mais estratégica que a simples produção de conteúdo), considerando o cenário atual.

Voltando a nosso assunto principal, No site do Google News Lab são destacados quatro pilares de conhecimento: Pesquisa, Relatórios, Distribuir e Otimizar. A empresa também vai usar a plataforma para anunciar tutoriais do melhor uso de suas ferramentas (velhas conhecidas dos profissionais de SEO) com aulas interativas e indicação de métodos organizar as informações e torná-las acessíveis.

O Google News Lab tem contas no Twitter e um canal no Youtube , onde são divulgadas novidades sobre o jornalismo digital e suas técnicas. Segundo comunicado do Google “Agora jornalistas ao redor do mundo podem acessar tutoriais destes produtos criados especificamente para noticiários”. Na plataforma também serão publicados tutoriais em texto e vídeo e casos de estudos que destacam as melhores práticas dos melhores noticiários ao redor do mundo.”

google-news-lab-plataforma-para-jornalistas

As ferramentas do Google News Lab:

Pesquisa

Foco no processo de investigação. Entre as ferramentas disponibilizadas então: Pesquisa Avançada, Busca por imagens, Public Data Explorer, Consumer Surveys, Alerts, News Archive, Google Translate e Google Scholar.

Relatórios

Foco em ferramentas que possibilitam a visualização e/ou contextualização de histórias, com as ferramentas de Mapas Personalizados, o Google Earth Pro e os Alertas de Mídia (eu colocaria os alertas em “pesquisa”).

Distribuir

Atenção total para métodos de publicação de conteúdo, considerando Google Play Newsstand, Google News, Otimização para vídeos, criação de listas e transmissão ao vivo no YouTube, além do Google+ (tem pouca audiência, mas é excelente para SEO).

Otimizar

Etapa de análise e melhorias de performance para os conteúdos, com YouTube Analytics, melhores práticas para o YouTube, uso de metadados para melhorar a encontrabilidade dos vídeos e análises de comportamento do usuário via Google Analytics.


 DÚVIDAS?

Se você é jornalista e ainda não está totalmente ambientado(a) com estas e outras ferramentas ou técnicas para produção e otimização de conteúdo, crie um perfil no Disqus e registre sua dúvida nos comentários, terei o maior prazer em ajudar! :)

Leia também:

SEO para Jornalistas: 10 dicas para começar


 

Veja vídeo de apresentação do News Lab:

 

 

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...

Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de...