É comum no mercado a confusão entre os conceitos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Alguns pensam que as duas estratégias se diferem, outros acham que são a mesma coisa com nomes diferentes e por aí vai. A verdade é que para desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing, você vai precisar, com certeza, de um bom marketing de conteúdo.

Inbound marketing é uma estratégia que exige um planejamento amplo, onde é necessária a aplicação de uma série de outras estratégias do Marketing Digital de forma conjunta. O conteúdo é o que impulsiona uma campanha de Inbound. Ele é a matéria prima. Para entender melhor como estas duas estratégias estão conectadas, é preciso que você conheça características das duas. Veja:

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing, que na tradução livre seria Marketing de Atração, é uma nova abordagem de marketing, menos intrusiva, que respeita o interesse do consumidor. A estratégia é baseada na geração de leads, e tem como objetivo principal a condução dos clientes em potencial no funil de marketing, fazendo-os evoluir no processo. O Inbound começa com o objetivo de atrair visitantes para o seu site ou blog e termina com um cliente engajado e maduro em relação ao entendimento das estratégias de marketing digital.

O que é Marketing de Conteúdo

Diferente de outras estratégias, o Marketing de Conteúdo não é focado exclusivamente nas vendas, mas sim em comunicação da marca ou empresa com pessoas que demonstram interesse espontâneo pelo conteúdo. Ao longo do processo esta audiência é estimulada constantemente com diferentes materiais educativos, até que o interesse se torna motivação para testar ou adquirir determinado produto.

O Marketing de Conteúdo busca a fidelização da audiência ao entregar informações valiosas, de maneira consistente. O conteúdo é produzido com o objetivo de gerar aproximação, oferecendo ajuda para que os potenciais clientes possam descobrir seus problemas e considerar as soluções sem intenção comercial direta, mas sim educacional. Parece combinar bastante com o conceito de Inbound Marketing, certo?

Marketing de conteúdo e Inbound Marketing andando juntos

A estratégia de Marketing de Conteúdo vai totalmente ao encontro da estratégia de Inbound, este último usa conteúdo de qualidade como matéria prima. Ele proporciona que o visitante possa evoluir no processo de entendimento em relação ao um produto ou serviço, sem a pressão da venda forçada. A essência está em produzir algo útil e informativo que aborde as necessidades dos públicos da marca.

É importante ressaltar que em uma estratégia de Inbound Marketing, o propósito do conteúdo deve estar bem definido. Pense sempre nos seguintes critérios: ele deve ser útil, de qualidade, relevante e resolver os problemas e as necessidades dos públicos-alvo. Partindo desse princípio, se a empresa não conhece bem o público alvo, automaticamente, terá dificuldades de se dirigir a ele, e a intenção o Inbound será ineficaz.

O Inbound se caracteriza por ir ao encontro do que o consumidor busca e não apenas influenciá-lo a comprar. Então, um bom planejamento de Inbound Marketing deve contemplar conteúdos que abordem as preocupações, necessidades e desejos do cliente. O melhor começo é sempre a definição de buyer personas. Assim você vai falar a língua delas.

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