Entenda aqui o que é Inbound Marketing e como esta nova abordagem de marketing, que reúne diversas disciplinas em uma estratégia digital completa.

→ Glossário é uma categoria do blog que foi criada para ajudar pessoas que buscam respostas para conceitos elementares de marketing digital.  

O que é Inbound Marketing?

Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores mudou. Hoje o consumidor é ativo, exigente, determinado e controla o processo de decisão, certo? Pensando nisso, já em 1999, o autor Seth Godin definiu o conceito de “Marketing de Permissão”. Segundo ele, as empresas deveriam buscar outras formas de se comunicar com seus públicos, e não seguir apenas investindo em anúncios baseados na interrupção, como comerciais de TV e Rádio, por exemplo.

Em 2005 o norte-americano Brian Halligan, CEO da Hubspot, desenvolveu o que hoje conhecemos por Inbound Marketing. Esta nova maneira de fazer marketing constrói sua audiência com base na produção de conteúdo útil e personalizado às necessidades das pessoas. A partir daí, os próprios consumidores passam a descobrir necessidades que sequer cogitavam antes. Então podemos concluir que o conteúdo “educa” a audiência a repeito de um produto e/ou serviço.

Um dos diferenciais do Inbound Marketing é que o consumidor está no centro do processo, por tanto a marca precisa falar sobre os problemas e necessidades do usuário, não apenas fazer propaganda sobre como seus produtos são bons. Isso faz com que um número maior de pessoas sejam atraídas pela estratégia, e elas são educadas para, na hora certa, receberem uma abordagem comercial.

 

Inbound Marketing na prática

Pense que você é um empresário e precisa aumentar suas suas vendas. Para saber mais, você faz uma busca no Google e descobre o meu blog, parte da estratégia de marketing de conteúdo. Consumindo os conteúdos, você desenvolve interesse sobre estratégias de marketing digital, pois os conteúdos falam sobre os problemas que você enfrenta diariamente em sua empresa. Quanto mais você gosta dos materiais, mais você retorna ao blog.

Então você passa a utilizar estes conhecimentos a sua empresa, faz o download de um ebook, e em seguida você recebe um email com o link para download do ebook, assinado por mim, Vinícius Ghise, onde combino com você como será nossa comunicação por email. Ao longo das próximas semanas lhe envio uma série de outros materiais, até que um dia você percebe que, para impulsionar suas vendas, você precisará de um planejamento de marketing digital. A partir daí, posso lhe ajudar também como consultor.

 

A integração de Marketing e Vendas

o que é um lead

 

Perceba que a estratégia de Inbound Marketing não é invasiva, afinal quem busca saber mais sobre o assunto é o próprio usuário, então a empresa ou o profissional torna-se o facilitador do processo. É claro que existem inúmeras estratégias, desde as várias maneiras de divulgar conteúdos e diferentes materiais para atrair novos seguidores, até a automação de marketing digital, mas perceba que o relacionamento tem início quando um visitante do site converte em um formulário de download e torna-se um lead.  A partir daí, esta pessoa é conduzida através do funil de marketing e vendas, até tornar-se cliente.