O que é o arquivo robots.txt?

By | Glossário

Se você tem um site ou mesmo se quer desenvolver um, precisa entender o que é robots.txt, um arquivo essencial para ajudar a rankear seu site nos buscadores de forma estratégica. É necessário ter atenção aos detalhes do seu projeto, pois, por mais que as diretrizes técnicas de SEO sejam similares, cada canal digital deve contar com táticas particulares, suprindo suas próprias necessidades. Afinal, cada empresa tem seu próprio cenário, público e outras especificidades.

O que é robots.txt?

Robots.txt é um arquivo no formato texto (bloco de notas) que trabalha como um filtro para os robôs ou crawlers dos mecanismos de busca. Ele avisa aos crawlers quais páginas e diretórios não devem ser indexados, ou seja, devem excluídos do processo de rastreamento, evitando que algum conteúdo restrito fique disponível na busca orgânica (ou SERP). O Robots.txt deve estar localizado na pasta raiz do site para ser facilmente encontrado pelos crawlers.

Os principais comandos indicados no arquivo robots.txt:

  • User-agent: Lista quais robôs devem seguir as regras indicadas. Exemplo: Googlebot (Crawler do Google)
  • Disallow: Orienta os crawlers sobre quais páginas não devem ser incluídas no índice.
  • Allow: Indica qual página ou diretório pode ter seu conteúdo indexado, mas eles são, por definição, sempre permitidos.
  • Sitemap: Indica o caminho para o sitemap.xml.

Cuidados com o arquivo robots.txt

Como veremos abaixo em exemplos reais de robots.txt, é muito fácil acessar o conteúdo de arquivos robots.txt de qualquer site, inclusive de concorrentes.  Assim, cuidado com o que é incluído nesse arquivo. Evite colocar arquivos confidenciais.

Aplicação de Robots.txt

Exemplo: o webmaster não deseja que o conteúdo do diretório/docs seja indexado pelos robots, então, bloqueou o acesso ao diretório /docs com o comando “Disallow: /docs” no arquivo robots.txt. Dentro desse diretório, porém, existe um sub-diretório chamado “public”, que deve ter seu conteúdo indexado. Para que isso aconteça, basta usar no arquivo robots.txt a instrução “Allow: /docs/public/”.

Exemplos reais de Robots.txt

Para olhar exemplos de arquivos robots.txt, saia navegando pela internet e inclua o arquivo /robots.txt na raiz dos sites visitados para verificar se eles utilizam o arquivo robots.txt. Veja abaixo alguns exemplos:

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...

Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de...