O que é Sitemap XML?

sitemap XML

Saiba o que é sitemap XML e descubra a finalidade desse arquivo na indexação de conteúdos pelos mecanismos de busca na internet.

Quer saber mais sobre o que é sitemap XML? Este é mais um post da nossa série Glossário, onde aprofundamos termos específicos de marketing digital. Vamos nessa?

Em uma estratégia de SEO, o sitemap, ou mapa de sites, é um arquivo como uma lista de URLs de um determinado website.

Dessa forma, mapeia como o site está estruturado e o que está incluído nele. É o que indica aos robôs do Google e outros mecanismos de busca quais páginas devem ser indexadas.

Ao entender melhor como está estruturado seu site e quais URLs devem ser indexadas pelo robô de busca, você cria uma comunicação mais eficiente com o Google.

O que é sitemap XML?

Em resumo, arquivo sitemap XML, é uma forma de informar aos buscadores as páginas que um site contém. Ele é uma lista com todas as URLs do site para guiar o robô ou web crawler e ajudá-lo a encontrar mais páginas.

O Sitemap.xml é importante porque ajuda a garantir que o buscador tenha conhecimento de todas as páginas do site, incluindo aquelas que não seriam normalmente encontradas pelo rastreamento normal do Google. O mapa do site ajuda, assim, na indexação das páginas e categorias.

O mapa do seu site para o Google

Sitemap é literalmente um mapa do seu site no qual você indica para os robôs do Google e de outros buscadores quais são as páginas que deseja indexar e armazenar nos servidores. É um arquivo XML simples, que não pode ter mais de 50.000 URLs (e 10MB).

Quando você faz um mapa a intenção é, no fim das contas, tornar o site mais tangível para o Google. O intuito é que ele consiga entender a estrutura existente dentro de seu site para que vasculhe seu conteúdo com mais eficácia.

Entendendo melhor como está estruturado seu site e quais URLs preferencialmente devem ser indexadas pelo robô de busca, você cria uma comunicação mais eficiente com o Google e dá preferência para que ele priorize as páginas que estão listadas dentro desse arquivo.

Exemplo Real de sitemap XML

  • Sitemap do Google (cuidado, arquivo muito pesado, pode travar o seu navegador. Use um editor XML para visualizar corretamente as tags XML ou mesmo o Wordpad do Windows).

Esse foi mais um post da série glossário. Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de temas para esta série de conteúdos, deixe um comentário! Vamos ter o maior prazer em desenvolver um conteúdo específico.

Resumo do livro: A Lógica do Consumo

No livro A Lógica do Consumo, originalmente publicado como...

Comportamento do Consumidor no Digital: 4 insights essenciais

O comportamento do consumidor no digital é marcada por...

Jogos Empresariais: Saiba Como Eles Ajudam as Empresas

Em um mundo onde a inovação e a adaptação rápida são...

Jornada do Consumidor: Compreenda a Trajetória Completa

A jornada do consumidor, também conhecida como jornada de...