Saiba o que é Sitemap.xml, e descubra a finalidade desse arquivo na indexação de conteúdos pelos mecanismos de busca na internet.

Em uma estratégia de SEO, o Sitemap, ou mapa de sites, é um arquivo como uma lista de URLs de um determinado website. Dessa forma, mapeia como o site está estruturado e o que está incluído nele. É o que indica aos robôs do Google e outros mecanismos de busca quais páginas devem ser indexadas.

O que é sitemap.xml?

Em resumo, arquivo Sitemap.xml, é uma forma de informar aos buscadores as páginas que um site contém. Ele é uma lista com todas as URLs do site para guiar o robô ou web crawler e ajudá-lo a encontrar mais páginas.

O Sitemap.xml é importante porque ajuda a garantir que o buscador tenha conhecimento de todas as páginas do site, incluindo aquelas que não seriam normalmente encontradas pelo rastreamento normal do Google. O mapa do site ajuda, assim, na indexação das páginas e categorias.

Exemplo Real de Sitemap.xml

  • Sitemap do Google (cuidado, arquivo muito pesado, pode travar o seu navegador. Use um editor XML para visualizar corretamente as tags XML ou mesmo o Wordpad do Windows).