Se a Copa no Brasil surpreendeu positivamente, o Twitter na Copa surpreendeu mais ainda! Se você não preparou uma ação de marketing específica para este grande evento, vale a pena dar uma olhada no dados e avaliar as oportunidades para os Jogos Olímpicos de 2016. mas como o assunto aqui é futebol, aproveitamos para lembrar como o Twitter evoluiu na análise de dados, de 2010 até 2014.

A Copa de 2010 no Twitter

Embora de forma tímida do ponto de vista da mensuração de dados, em 2010 tivemos uma grata surpresa com o uso do Twitter na Copa. Na época, foi batido o recorde do número de Tweets por segundo (TPS), ainda na fase de grupos que cravaram a marca de 3.283 TPS, mas é claro que este recorde seria batido no futuro. Veja mais aqui.

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito de imagem: Twitter | Criação: @miguelrios

A fase de grupos da Copa 2014 no Twitter

Se em 2010 já foi muito interessante ver como um evento em escala global repercute no Twitter, a Copa de 2014 deu show: Pense que no Twitter as “@” são pessoas e os interesses são “#”, quando reunimos MUITAS pessoas com interesses em comum, podemos presenciar um espetáculo muito interessante, no que diz respeito à análise de comportamento. Veja alguns dados divulgados pelo Twitter, sobre a fase de grupos da Copa de 2014:

Foram mais de 300 milhões de Tweets relacionados à #Copa2014 desde que os jogos começaram

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

Brasil vs Croácia gerou a maior conversa até o momento no Twitter

O jogo de abertura entre Brasil e Croácia representou a maior conversação no Twitter durante uma partida em tempo real até agora, com mais de 12,2 milhões de Tweets (clique na imagem para ver em tempo real):

Clique para ver em tempo real!

 Os TOP 5 jogos mais tweetados durante a fase de grupos:

  1. Brasil (@CBF_Futebol) vs Croácia (@HNS_CFF) em 12 de junho: 12,2 milhões de Tweets
  2. Brasil (@CBF_Futebol) vs México (@miseleccionmx) em 17 de junho: 8,95 milhões de Tweets
  3. Alemanha (@DFB_Team) vs Portugal (@selecaoportugal) em 16 de junho: 8,9 milhões de Tweets
  4. Espanha (@SeFutbol) vs Holanda (@KNVB) em 13 de junho: 8,3 milhões de Tweets
  5. Espanha (@SeFutbol) vs Chile (@ANFPChile) em 18 de junho: 8,2 million Tweets

Marcelo (@12MarceloV) marcando o gol contra no jogo de abertura foi o momento mais tweetado

Três dos cinco momentos mais tweetados aconteceram durante o jogo de abertura entre Brasil vs Croácia, no dia 12 de junho. Aqui estão os TOP 5 jogadores que geraram os maiores picos de conversa no Twitter, medidos em Tweets por Minuto (TPM), durante a fase de grupos:

  1. O brasileiro Marcelo (@12MarceloV) fez um gol contra durante o jogo com a Croácia, no dia 12 de junho: 378.085 TPM
  2. O gol do Clint Dempsey (@clint_dempsey) contra Portugal no dia 22 de junho, que fez os Estados Unidos marcarem 2 a 1 no placar: 304.603 TPM
  3. O primeiro gol do Neymar (@neymarjr), no dia 12 de junho, contra a Croácia: 280.265 TPM
  4. O português Pepe (@officialpepe) recebeu cartão vermelho pela cabeçada no alemão Thomas Müller (@esmuellert) e foi expulso na partida de 15 de junho: 261.026 TPM
  5. Gol do Oscar (@oscar11 ), também no dia 12, no jogo contra a Croácia: 256.953 TPM

O argentino Lionel Messi é o jogador mais mencionado

O argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar Jr. (@neymarjr), que conseguiram marcar quatro gols na fase de grupos, são os jogadores mais mencionados da #Copa2014 até o momento no Twitter. E graças ao infame incidente da mordida, o uruguaio Luis Suárez é o terceiro jogador com mais menções no Twitter durante a fase de grupos da #Copa2014.

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

 O Tweet mais retweetado foi do @FinallyMario

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter

O artilheiro italiano Mario Balotelli (@FinallyMario) tweetou sobre o fato de que o destino da #ENG poderia ser definido no jogo #ITAvCRC. Com mais de 177.000 Retweets, esse é o Tweet mais compartilhado da Copa do Mundo. O atrevido Tweet de Balotelli ecoou por todo o mundo – ele foi visto mais de 17 milhões de vezes. Veja no gráfico abaixo:

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

 #USA e #BRA são as hashflags mais usadas

Usuários de todo o mundo estão colorindo os Tweets da #Copa2014 usando hashflags para torcer pelos seus times. Nós registramos todos os Tweets com hashflags desde o começo dos jogos, em 12 de junho, para prever quem ganharia o campeonato na Copa do Mundo dos Tweets:

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Clique na imagem para conferir a versão interativa (crédito: Twitter)

O gráfico abaixo mostra os TOP 10 países por número de Tweets enviados usando suas hashflags durante a fase de grupos:

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

Informações e imagens do Blog do Twitter Brasil.

 

POST UPDATE #01: RECORDE QUEBRADO!

Segundo informações da Folha e do Twitter, durante a disputa de pênaltis entre Brasil e Chile, foi quebrado o recorde histórico de Tweets Por Minuto (TPM).  O pênalti perdido pelo zagueiro chileno Jara, o último da cobrança de pênaltis que deu ao Brasil a vaga nas quartas de final da Copa, rendeu o maior pico de tuítes por minuto da história do microblog. Naquele momento houve 381.985 TPM, ou 6366 TPS (Tweets Por Segundo). Este pico representa um aumento de 93,9% em relação ao momento com maior número de tweets na Copa de 2010, e superou a edição de 2014do Super Bowl, a final da NFL (a liga de futebol americano), que tinha alcançado 381.605 tuítes por minuto. Além disso, o jogo entre Brasil e Chile ainda foi o jogo mais tuitado da Copa, com 16,4 milhões de tweets. A liderança até então era do jogo de abertura da Copa, Brasil 3×1 Croácia, com 12,2 milhões de tuítes.

mapa 2
Clique para ver em tempo real :)

Vale a pena rever o momento com mais Tweets na história (até aquele momento):

FrighteningWarmheartedGrosbeak.gif.pagespeed.ce.4dhG4ZpjVk

Aqui tem todos os pênaltis em GIF.

 

POST UPDATE #02: NÃO DEU GALERA :((((((

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter

POST UPDATE #03: A FINAL!

Se a Copa da Zueira ou #CopaDasCopas já vinha sendo incrível por si só, a final entre Alemanha e Argentina foi a cereja do bolo, SIM, ESQUECI DO FIASCO brasileiro e o Twitter foi novamente onde torcedores do mundo todo, jogadores e personalidades, se encontraram. Depois de 64 jogos, apenas @DFB_Team permaneceu de pé, sagrando-se campeã, em uma partida que gerou 32,1 milhões de tweets.

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

Estes foram os jogadores mais mencionados no Twitter durante a partida, de ambas as equipes:

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

Os jogadores da Alemanha compartilharam sua alegria no Twitter, com imagens exclusivas do campo imediatamente após o jogo:

Quando o apito final soou e #GER conquistou seu quarto campeonato, o Twitter registrou 618.725 tweets por minuto (TPM), um recorde histórico para o microblog. Lembre-se que a marca mais expressiva até então, havia sido registrada no jogo entre Brasil e Chile, com 381.985 TPM, SIM, UM CRESCIMENTO DE 62% NA MARCA QUE JÁ ERA RECORDE. O bicho pegou, e pegou forte, na final.

Aqui estão os outros momentos que geraram os maiores picos de conversa no Twitter, durante a final:

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: Twitter

E mais uma vez, temos aquele incrível mapa de tweets:

E o Twitter criou este vídeo emocionante ;’)

http://youtu.be/DFe_065RqUA

 

Conclusão

A Alemanha pode ter ganhado a Copa, e provavelmente nós, brasileiros, demoraremos um tempo para curar as feridas do fatídico 7 a 1 sofrido pela Seleção Brasileira. Mas que a conversação global aconteceu – de fato – no Twitter, não há dúvidas.

Copa 2014 e a análise de dados no Twitter
Crédito: brainstorm9

 

Publicado originalmente no 2Read.